México: Parque de Xcaret
Voadores de Papantla, no México
Este ritual foi reconhecido pela UNESCO como Património Intangível da Humanidade. É praticado há mais de 1500 anos.
Cinco pessoas com trajes típicos que incluem uma camisa branca traçada por uma faixa vermelha com franjas amarelas e bordados coloridos, calças vermelhas, uma cinta igual ao pano da blusa, botas e um chapéu decorado por um penacho de onde saem fitas coloridas, sobem ao cimo dum mastro de 30 metros e a partir daí voam em torno do mastro sagrado.
Presos por uma corda numa das pernas, o homem que vai ao centro do mastro, sem rede nem cordas de proteção, dança para veneração ao Sol, Vento, Terra e Água, elementos que representam as divindades, enquanto os outros tocam uma flauta e um tambor pequeno, com sons que entoam uma oração.
Após a dança, segue-se um espetacular movimento acrobático acompanhado pelos sons da flauta e do tambor.
No México há uma relação com a morte bastante particular e este ritual evidencia que os Mexicanos estão satisfeitos com suas vidas e não se importam se a morte chegar, pois buscam viver plenamente dia após dia.
A cultura do México é fascinante em todos os sentidos, sendo este apenas um exemplo que por si só justifica a viagem que vos propomos ao México, recomendando que não deixem de visitar o Parque de Xcaret onde poderão assistir a este ritual.
Comentários
Enviar um comentário