Ljubljana a Capital da Eslovénia
A Eslovénia foi o primeiro pais da antiga Jugoslávia a tornar-se independente, há 26 anos. É um país pequeno com cerca de 2 milhões de habitantes, sendo considerado um dos países mais desenvolvidos das península balcânica, fruto também da curta duração da guerra que lhe trouxe a independência e que registou poucos danos. Sem os entraves e o retrocesso aos mais diversos níveis que as guerras provocam, a expansão do país aconteceu, contrariamente aos seus vizinhos croatas e bósnios que castigados duma forma intensa pelos malefícios da guerra.
A Eslovénia tem um bom desempenho em algumas medidas de bem-estar, estando acima da média na educação e qualificações, equilíbrio vida-trabalho, qualidade do meio ambiente e segurança.
A língua oficial da Eslovénia é o esloveno, enquanto que também existem muitas pessoas que falam outras línguas como o húngaro ou o italiano que cada vez mais são as línguas oficiais nas áreas limítrofes deste país, assim como o Inglês, cada vez mais em uso. Os Eslovenos são na sua maioria tradicionalmente Católicos.
A cidade e o país estão fortemente virados para o turismo. Os eslovenos são tidos como pessoas cultas, educadas e muito trabalhadoras. A sua capital Ljubljana é uma cidade encantadora, com uma qualidade de vida notável, registando um elevado nível cultural que desde logo se pode medir pela quantidade e diversidade de acontecimentos artísticos que se sucedem na rua e nos mais diversos locais da cidade, em que o difícil é escolher e o impossível é assistir a todos, sendo também considerada uma das capitais mais seguras do mundo.
Ljubljana também é famosa pelas muitas pontes que cruzam o rio, possuindo a este nível uma curiosidade que é a Ponte Tripla que atravessa o rio Ljubljanica, que é tripla pelo facto da ponte original ao revelar-se insuficiente para o tráfego rodoviário viu serem construídas ao lado duas novas pontes, mantendo a ponte originária.
Mas acima de tudo o que mais cativa é a paz de espírito que a cidade transmite, com recantos por descobrir e admirar, com passeios de barco ao longo do rio, mas também pelas atividades e convívios que surgem quase que ao virar de cada esquina e até pura e simplesmente pelo desfrutar da beleza natural do rio ao mesmo tempo que se pode fazer a leitura de um livro numa das bibliotecas ao ar livre que existem nas suas margens. Ljubljana possui ainda uma vida noturna rica e muito diversificada em termos de oferta onde prolifera muita juventude.
Garantidamente a visitar.
Comentários
Enviar um comentário